FLIP Paraty 2019

A FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 10 a 14 de julho de 2019, consagrada como um dos eventos literários mais importante do país, a Festa Literária Internacional de Paraty tem como base a pluralidade de escritores convidados para as palestras. Com o charmoso centro histórico de Paraty como cenário, vários eventos dentro da própria FLIP, acontecem em vários cantos da cidade, como a OFF FLIP e a FLIPINHA.
O autor homenageado este ano é Euclides da Cunha.

Sobre o Autor:
Euclides da Cunha (1866-1909) foi um escritor, jornalista e professor brasileiro, autor da obra “Os Sertões”. Foi enviado como correspondente ao Sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra no município de Canudos. Seu livro “Os Sertões”, narra e analisa os acontecimentos da guerra. Foi eleito em 21 de setembro de 1903 para a cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras.

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo, Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1866. Filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudósia Alves Moreira da Cunha, a partir de 3 anos, viveu entre fazendas na Bahia e o Rio de Janeiro, com tios que o criaram depois que ficou órfão de mãe.

Em 1885, com 19 anos, ingressou na Escola Politécnica, mas por falta de recursos transfere-se para a Escola Militar da Praia Vermelha. Nessa época, escrevia para a revista da escola, “A Família Acadêmica”. Por afrontar o Ministro da Guerra do Império, foi expulso da Academia. Em 1889 segue para São Paulo e publica no jornal O Estado de São Paulo, uma série de artigos onde defende os ideais republicanos.

× (24)9 8112-0812