6 Bons motivos para Conhecer Paraty (RJ)

De um lado, história e cultura. De outro, natureza. Paraty é um destino completo, que oferece atrações bem diversificadas e que agradam os gostos até mesmo dos mais exigentes turistas. Para conhecer todas as faces de Paraty, desde o lado histórico até todas as maravilhas da natureza, você precisará de no mínimo uma semana.

Mas vai por nós, esse tempo vai parecer pouco…e vai te deixar com um gostinho de “quero mais” no final.

Há praias e cachoeiras maravilhosas, roteiros históricos e culturais, ecoturismo, muita aventura e muita comida boa também.

Não tenha dúvida de que Paraty deveria ser destino de viagem para todos os amantes de cultura e natureza. E podemos afirmar que você não se arrependerá de tirar alguns dias de férias para conhecer esse nosso paraíso.

Por isso, separamos especialmente para você, 6 bons motivos e atrações que farão de Paraty o destino da sua próxima viagem.

1º) Centro histórico: uma viagem no tempo!

Uma das partes mais interessantes e deliciosas de Paraty, literalmente. Pode-se dizer isso, porque além de muita beleza e graça, há vendedores ambulantes vendendo uns quitutes que são uma loucura.

Essa cidade é apaixonante! As construções do centro histórico são uma gracinha. Os casarões coloniais são lindos e o passeio pelas ruas de calçamento em “pé de moleque” é uma verdadeira viagem no tempo.

centro histórico de Paraty rj
Centro histórico de Paraty RJ

Esse passeio fará algo maravilhoso com você: uma viagem no tempo, lá por volta de 1800 – datação das construções de quarteirões tombados, segundo o IPHAN. No centro, você sempre achará algo diferente e especial para fazer, principalmente ao entrar nos casarões para apreciar obras de arte e até mesmo alguns artesanatos.

Aproveite para tirar diversas fotos da arquitetura e do colorido das portas e janelas das casas.

2º) Praias: Descanso e relaxamento na medida certa

Praias maravilhosas em Paraty RJ

Depois das suas visitas e de tantas coisas que você fez no centro histórico de Paraty, que tal relaxar?

Pela foto, você já teve uma ideia, não é mesmo?  Mas nada de muito descanso não, viu. A baía de Paraty é formada por cerca de 120 praias e ilhas, todas parecendo verdadeiras pinturas feitas à mão.

São praias de mar limpo, de tons azuis e verdes e água de temperaturas agradáveis. Temos certeza de que não vai dar tempo de conhecer todas :), mas em especial, procure conhecer as praias de Trindade, Ilha Comprida e  Lagoa Azul. São verdadeiros paraísos.

3º) Passeios de barco e mergulhos – lugares cheios de vida

As orlas são apenas o começo das belezas naturais. Você pode optar por fazer lindos passeios em meio ao mar. Dentre eles, existem opções de passeio de barco e circuitos com lanchas.

mergulho em Paraty rj
Fundo do oceano Paraty RJ

Independente da sua escolha, o resultado será perfeito! Você poderá se deparar com tartarugas, golfinhos e, mais raramente, até com algumas orcas.

4º) Cachoeiras – Banhos gelados revigorantes

Cansado da água do mar? Então você pode curtir um banho refrescante de cachoeira. Algo muito procurado no forte do verão para mandar o calor embora!

Muitas cachoeiras estão à beira do Caminho do Ouro, a Estrada Real por onde passava o ouro, diamantes e café que vinham das minas gerais no período colonial. Ou seja, você pode unir o roteiro histórico e o ecoturismo. Para os mais aventureiros, opções como rappel, canionismo, arvorismo e tirolesas são algumas das opções… Mas se quiser algo mais tranquilo, trilhas em meio à bosques e matas não faltarão.

cachoeira da pedra branca em Paraty
Cachoeira da pedra branca – Paraty RJ

5º) Romantismo e Charme

Para os apaixonados, uma ótima notícia: o clima do centro histórico de Paraty fica muito romântico à noite.

noite no centro histórico de Paraty RJ
Centro histórico à noite – Paraty RJ

Além disso, alguns pubs oferecem música ao vivo. E os pratos servidos pelos restaurantes e bares, humm, são de dar água na boca.

musica ao vivo Paraty rj
Musica ao vivo – Paraty RJ

6º) Festivais o ano todo

Quem busca por festivais e atividades culturais em Paraty não irá se decepcionar. A cidade é repleta de boas livrarias, lojas de arte, antiquários e alguns espaços destinados à produção cultural. Apesar de Paraty respirar cultura durante todo o ano, alguns eventos atraem a atenção dos visitantes. É o caso da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre final de junho e início de julho.

Em setembro também acontece o Paraty em Foco, que reúne fotógrafos e amantes da arte do retrato. Já se você prefere música, em maio, acontece o Bourbon Festival Paraty, excelente para os apreciadores de jazz e blues; em agosto o tradicional festival da cachaça; em outubro o Festival Mimo de músicas instrumentais; no mês de janeiro, quem domina é o festival Viva o Verão, com shows e apresentações culturais gratuitas.

Já deu pra perceber como sua viagem será inesquecível, né?! Então, aproveite para marcar a sua viagem, se precisar de uma ajuda, estamos à sua disposição. Basta clicar no botão abaixo e começar uma conversa direto conosco pelo nosso whatsapp.

× (11) 93310-2693