Quando ir para Paraty?

Quando nos preparamos para uma viagem, é comum surgir uma pergunta e que nem sempre é fácil responder: Qual a melhor época para visitar o local? Afinal, queremos tirar o máximo de proveito da nossa viagem. E quando falamos de Paraty, repleta de natureza exuberante e charmosas áreas históricas, atrações durante todos os meses do ano é a resposta a essa pergunta!

Calma, não fique triste, nós ainda vamos falar pra você qual a melhor época para visitar Paraty, RJ. Mas isso vai depender muito do seu gosto pessoal e do que você espera encontrar no seu destino.

Por isso, nós da Pousada Tropical, separamos neste conteúdo as diferentes épocas e atrações de Paraty – RJ.

Para quem faz questão de um agito, a melhor época para visitar a cidade é durante a Festa Literária Internacional (Flip), que acontece entre os meses de julho e agosto.

Ela recebe muitos turistas nessa época, por isso, uma dica é reserve a hospedagem e compre os ingressos para as palestras com antecedência.

Para os amigos da caninha, pode-se unir o útil ao agradável e marcar viagem para o último final de semana de agosto, quando acontece o Festival da Cachaça.

Agora, aos amantes da natureza, atente-se às estações do ano e a todas as vantagens de cada uma delas.

1º) Verão – Praia, Sol…Diversão

Uma das partes mais interessantes e deliciosas de Paraty, literalmente. Pode-se dizer isso, porque além de muita beleza e graça, há vendedores ambulantes vendendo uns quitutes que são uma loucura.

Por ser muito turística, nossa querida Paraty, sofre os efeitos de períodos de férias escolares e feriados prolongados, como preços um pouco mais altos e praias cheias. Mas tudo isso é recompensado pela beleza trazida pela estação: um lindo céu azul, que se encontra com o mar de tons azul e verde. Uma verdadeira obra de arte.

Verão em Paraty – RJ

Além disso, o clima propicia um bom mergulho, em águas com temperatura ideal, nem fria, nem quente.

Aproveite também nesta época para fazer trilhas e tomar um banho de cachoeira.

Nessa época também acontecem as maiores chuvas, mas não se preocupe, mesmo assim tem muita coisa para aproveitar.

Que tal curtição? A estação dá o nome ao Festival Viva Verão, que reúne artistas para apresentação de shows muito animados.

Tenha certeza, se você não abre mão de altas temperaturas, muita festa e agito, o verão é a estação ideal para sua viagem.

2º) Outono – Frio? Que nada!

Apesar da menor incidência de chuva ser uma grande vantagem, a temperatura neste período começa a cair e os dias podem ser um pouco mais frios.

Mas nada muito absurdo, as temperaturas variam entre 19º e 25ºC.

Durante a estação a cidade fica mais tranquila e os preços são mais convidativos e, com certeza, é uma ótima oportunidade para relaxar um pouquinho do trabalho!!!

No mês de maio, acontece o Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País. Um festival excelente para os amantes do estilo musical.

Bourbon Festival – Paraty RJ

Na estação, a cidade promove eventos religiosos, com tradições trazidas pelos portugueses no século 17, que fazem parte da programação da Festa do Divino. Procissões, missas e danças ocupam as ruas.

Festa do Divino – Ruas Enfeitada

3º) Inverno – Agito, sem parar

Mesmo com a baixa das temperaturas que não são tão agradáveis para curtir uma praia, o inverno é um mês agitado em Paraty.

Em julho, por cinco dias, na cidade acontece o mais famoso evento literário, a Flip – Feira Literária de Paraty. O evento reúne escritores nacionais e internacionais que debatem temas diversos.

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty RJ

Em julho, por cinco dias, na cidade acontece o mais famoso evento literário, a Flip – Feira Literária de Paraty. O evento reúne escritores nacionais e internacionais que debatem temas diversos.

Como já mencionamos, se seu objetivo é viajar para a Flip, não deixe para muito tarde a reserva da sua hospedagem, pois a cidade fica cheia. Você pode conferir as melhores tarifas de hospedagem para a época, neste link: http://bit.ly/2WQzRsQ.

Em agosto, o Festival da Pinga, onde é possível degustar e comprar os mais diversos tipos da bebida.

4º) Primavera – Melhor estação? Quem sabe…

A estação é, sem dúvida, uma das melhores épocas para curtir alguns dias em Paraty – RJ. Muitos se perguntam: ‘Por quê?’ e a resposta é: nesse período é possível fugir das chuvas, altas temperaturas (elas ficam muito agradáveis na Primavera) e pessoas por todos os lados. Ahh, sem falar nos preços, que ficam muito mais convidativos, tanto das hospedagens, quanto dos outros nichos.

Sem dúvida, a melhor época para você visitar Paraty – JR depende muito do seu gosto. Mas, ela sempre está incrível! Escolha a época que melhor combina com você.

E aí, já decidiu em que época você vem para Paraty? Ou já veio em alguma dessas épocas e gostaria de comentar sobre como foi? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe para melhorar experiências.

× (11) 93310-2693